Skip to main content
Como Educar Um Filho

Como Educar Um Filho Para Um Futuro De Sucesso?

Como educar um filho nos tempos difíceis que vivemos? Muitos pais hoje em dia já se preocupam com a educação do filho desde o dia de seu nascimento. Educá-los desde cedo é uma boa solução para evitar a rebeldia da juventude e fator importante para o seu futuro profissional. Confira algumas de nossas dicas.

10 dicas de como educar um filho para que no futuro ele tenha chances de ser um adulto feliz

Como educar um filho para que no futuro ele tenha chances de ser um adulto feliz

Hoje em dia existem diversos tipos de pais, mas vamos generalizar e dividi-los em dois grupos. Os que se importam em como educar um filho para um futuro de sucesso e os que não se importam.

A maioria dos pais com certeza deseja que o filho seja um adulto feliz e sucedido, que nunca passe por dificuldades. No entanto um grande número de pessoas não se preocupa em como educar um filho desde o dia do nascimento, acreditando que a educação deverá vir apenas da creche, escola e faculdade.

Quando colocamos uma criança no mundo esperamos que aconteçam somente coisas boas com ela, que tenha uma ótima experiência na vida, amigos, escola,  faculdade, trabalho, romances, casamento e assim por diante. São muitas “preocupações” que criamos em nossa mente e esperamos que aconteça da melhor forma.

Porém para isso acontecer, não cabe a nós pais decidir todas as etapas. Devemos apenas educar nosso filho, preparando-o desde pequeno afim que no futuro possa fazer suas próprias boas escolhas.

“Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele.”

(PROVÉRBIOS 22 v. 6)

Então precisamos pensar o quanto antes em educar, incentivando e favorecendo o desenvolvimento de habilidades e hábitos essenciais que ajudarão nosso filho a, eventualmente, ter a capacidade de se tornar uma pessoa brilhante, feliz e de muito sucesso.

Nesse sentido devemos esquecer a palavra “mimar” e fortalecer a palavra educar. Quando falamos em deixar os mimos de lado, significa que não precisamos dar a eles tudo o que querem, mas sim dar muito amor, atenção e educação.

Temos que educa-lo ensinando-o a importância de valores como a honestidade, responsabilidade, solidariedade, amor próprio, otimismo, cortesia, perseverança, flexibilidade, humildade e também a tolerância às diferenças. Esses são os princípios que vão moldar o caráter da pessoa que o filho se tornará no futuro.

Mas como educar um filho visando o futuro. O que devemos fazer?

Mas como educar um filho visando o futuro. O que devemos fazer?

Antes de dizer o que devemos fazer, vamos falar um pouco sobre o que não fazer. Muitos pais caem na tentação de criar o filho visando uma felicidade imediata, o suprindo diariamente da superproteção. Porém quando se faz isso, deixamos o tempo passar e acabamos esquecendo da devida atenção de como educar um filho, afim que ele esteja preparado para o futuro. Se ficarmos perdidos nessa situação por muito tempo, vamos perceber tarde que perdemos um tempo precioso e nosso filho já é um adulto, tornando complicado o processo de formação de um adulto de sucesso.

Nós pais devemos tentar estimular nosso filho desde bem novinho, procurando passar a eles uma visão apurada das coisas do mundo que vivemos.

Não estamos falando em transformar uma criança em adulto, pelo contrário, estamos falando em como educar um filho desde cedo, visando que no futuro se tornem adultos de sucesso, realizados e felizes.

Quando devemos iniciar o processo de educar nosso filho?

Quando devemos iniciar o processo de educar nosso filho?

O processo de educar nosso filho, preferencialmente, deve-se iniciar desde os primeiros anos de vida, pois aspectos de ordem emocional, intelectual e espiritual vão estar consolidados até os sete anos de idade. Então é muito importante começar bem cedo.

Mas como educar um filho com destino a um futuro de sucesso?

Mas como educar um filho com destino a um futuro de sucesso?

Afim de aumentar as chances de sucesso de nosso filho ter um futuro estável, é importante estimula-los sempre da melhor forma possível. O ideal para isso é agirmos como grandes questionadores, fazendo-o pensar sempre. Seguem algumas dicas que podem ajudar:

    1. Incentivar nosso filho a ter escolhas próprias, o deixando dizer o que gosta ou se prefere algo. Nosso papel é apenas de explicar que nem tudo às vezes pode ser da forma que ele quer.
    2. Procurar sempre que possível questionar as convicções da criança, perguntando o porquê prefere assim. Também fazer com que ele se sinta estimulado a querer saber o porquê das coisas.
    3. Não tem nada  de maldade ou falta de compaixão, mas devemos deixar que nosso filho passe por frustrações sozinho, não podemos agir em pro dele sempre. Quando assumimos a responsabilidade pelas frustrações de nosso filho, deixamos que ele perca um grande aprendizado em sua vida. Isso vai marcar negativamente a formação de sua personalidade.
    4. Não valorizar os erros de nosso filho, apenas os acertos. Um exemplo bem prático pra isso é famosa frase “Caiu? Levanta!”. Não saia gritando, não se assuste e mantenha-se normal. Tente apenas encorajá-lo a se levantar sozinho e seguir em frente.
    5. Estabeleça limites, deixe bem claro o que pode e o que não pode. Ensine a ele desde cedo o valor da dignidade e o quanto é importante assumir seus erros.

  1. A criança aprende muito vendo exemplos. Eles estão ao redor da criança o tempo todo, seja em casa, na praça ou na escola. Visando que a criança seja no futuro um adulto coerente, demonstre dentro e fora de casa bons exemplos. Procure sempre explicar a criança o porquê se toma algumas atitudes ou outras em cada situação.
  2. Estimulem o filho desde muito pequeno a identificar formas, conte a ele historias dos mais diferentes temas e quando aprender a ler, estimule-o a leitura.
  3. Quando ele tiver um pouco mais de idade, converse sobre o mercado, empresas, fracasso e sucesso. Crie boas referenciais a serem seguidas. Procure mostrar uma visão macro das coisas. Não espere isso apenas da escola.
  4. Procure trabalhar o ensinando o valor do merecimento. É importante que ele aprenda desde cedo que as coisas não são fáceis de ganhar, as coisas devem ser conquistadas.
  5. Estimule a oratória em filho dentro de casa. Quando ele tiver a idade certa, faça-o convencer com uma apresentação ou um discurso, o porquê é importante ganhar aquele determinado presente. Tente faze-lo ser bem convincente e claro em seus argumentos.
  6. Sempre demonstre à criança que você confia nela. Fortaleça a sua autoconfiança.
  7. Elogie as ações positivas. Caso tenha que fazer uma crítica a seu filho, faça, mas depois lhe de 10 elogios verdadeiros.

Praticando algumas dessas dicas, você estará estimulando seu filho positivamente. O deixando de certa forma mais amadurecido para o futuro.

Apesar de tudo que foi dito aqui é importante deixar o filho ser criança, brincar e se divertir. Isso também faz parte de sua formação.

Você faz tudo isso em casa, mas e na escola?

Você faz tudo isso em casa, mas e na escola?

Vocês se esforçam tanto buscando que os filhos cresçam e alcancem um amadurecimento intelectual saudável, com diversos estímulos.

Mas o que é possível fazer quando nossos filhos não estão sob a nossa supervisão?

Vamos responder essa questão em nosso próximo artigo. Até lá.

Como Educar Um Filho Para Um Futuro De Sucesso?
5 (100%) 4 votes

Um comentário em “Como Educar Um Filho Para Um Futuro De Sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *