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colesterol alto

Colesterol Alto? Saiba Como Reduzir O Colesterol

Ter Colesterol Alto é altamente prejudicial a saúde, mas na quantidade certa o colesterol é fundamental nosso organismo. O colesterol é um componente da estrutura de nossas membranas celulares, ele está presente em nossos músculos, nervos, coração, cérebro, fígado, pele e intestinos. O corpo se beneficia do colesterol para produzir hormônios. Cerca de 70% do colesterol existente no corpo humano é produzido pelo próprio organismo.

Afim de que o colesterol circule em nossa corrente sanguínea ele precisa se ligar a uma lipoproteína. Assim o colesterol será capaz de ser transportado através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos. A lipoproteína é produzida pelo fígado, as três principais são: as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), as de alta densidade (HDL) e as de densidade muito baixa (VLDL). São os níveis dessas moléculas que determinam se o colesterol está prejudicial à saúde.

  • LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de baixa densidade, também conhecido de “mau colesterol”. Ele é responsável por transportar o colesterol do fígado até às células dos tecidos. O seu acúmulo nas paredes internas das artérias está diretamente relacionado a doenças cardíacas.
  • HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”. Capaz de infiltra-se nos cristais de colesterol que ficam presos nas artérias, movendo-os de volta ao fígado no sentido de serem eliminados pelo corpo. Ele é tido como bom colesterol, pois ajuda a diminuir os riscos de doenças do coração.
  • VLDL é a sigla de Very low density lipoprotein, que significa lipoproteína de densidade muito baixa. É conhecido como “transportador” de LDL, HDL e triglicérides. O VLDL é considerado um colesterol mau. Assim como o LDL o VLDL contribui no acúmulo de gordura nas artérias e formação de placas de aterosclerose.

Alimentação e o Colesterol Alto

Alimentação e o Colesterol Alto

Um dos fatores das pessoas possuírem um colesterol alto é a má alimentação. Os maus hábitos alimentares trazem riscos a saúde, uma vez que os alimentos são uma importante fonte para o aumento colesterol. Comidas com gorduras saturadas, relacionadas com alimentos como: leite integral, queijos de coloração amarela, manteiga, requeijão, carnes gordas, como lombo de porco, picanha, cupim e embutidos. Esse alimentos são altamente prejudiciais e influenciam diretamente para o incremento do colesterol.

Quando os níveis de colesterol já estão altos, e ainda existem fatores de risco como: uso de cigarro, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, obesidade, insuficiência renal crônica e ter idade maior que 45 anos. O indivíduo deve procurar um médico, pois geralmente precisa começar a tomar remédios afim de diminuir o colesterol alto e minimizar o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Quando os níveis de colesterol estão acima dos aceitáveis, é importante tomar algumas decisões na vida, dentre elas incluir: o início de uma dieta rica em fibras alimentares, ter uma ingestão baixa de gordura saturada, gordura trans e açúcar. Iniciar a prática de atividades físicas regulares. Parar ou evitar de fumar, pois o cigarro contribui negativamente com o colesterol. Em alguns casos as taxas/níveis de colesterol independem do modo de vida da pessoa, mas sim de algum tipo de doença metabólica.

Dicas Para Reduzir Seu Colesterol Alto

Dicas Para Reduzir Seu Colesterol Alto

Para conseguir reduzir o colesterol alto é importante fazer uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas. Vale lembrar também que a dieta deve ser disciplinada e em conjunto de exercícios físicos regulares. Saber o que comer nessa hora faz toda diferença, alimentos de origem animal, em sua totalidade, possuem colesterol. A princípio deve-se optar pela ingestão de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos. Veja o Guia Clicando aqui.

Pessoas que estão com o colesterol alto ou tem alguma predisposição, devem seguir fielmente as recomendações de seu médico, que geralmente incluí:

  • Dar preferências a frutas e vegetais;
  • Comer menos carne e optar por peixes grelhados ou assados;
  • Evitar alimentos industrializados;
  • Incluir mais alimentos ricos em fibras na dieta, pois ajudam a reduzir o colesterol alto;
  • Privar-se da ingestão de gorduras saturadas ou gorduras hidrogenadas;
  • Evitar comer alimentos ricos em colesterol. Ex: fígado e gema de ovo;
  • Beber bastante água;
  • Dar preferência aos derivados de leite pobres em gordura. Ex: leite desnatado e iogurte desnatado;
  • Evitar a todo custo as frituras;
  • Ingerir gorduras monoinsaturadas. Ex: Azeite de oliva

Complemento Para Lhe Ajudar a Reduzir o Colesterol Alto

Complemento Para Lhe Ajudar a Reduzir o Colesterol Alto

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