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Cuidados Na Gravidez Beneficiam Mãe e Bebê

Os cuidados necessários na gravidez incluem um pré-natal, alimentação e exercícios físicos.

Estar grávida. Nós mulheres sabemos o quanto é importante esse momento em nossas vidas. Ter uma criança sendo gerada dentro de nós é algo extremamente amoroso e inescapável.

Precisamos garantir que a gestação seja tranquila a ambos, mas para isso é necessário que a futura mamãe tenha alguns cuidados especiais. Isso inclui fazer uma acompanhamento médico, famoso pré-natal, e optar por estilo de vida saudável, longe de qualquer coisa que possam prejudicar um e outro.

Cuidados antes de engravidar

No começo da gestação é importante estar atenta. Essa é uma fase crítica de malformações e abortos resultantes de doenças ou carências nutricionais maternas. Sabendo disso, quando estiver pensando em engravidar, recorra a um médico, ele vai orientar quais são as vitaminas e as dietas necessárias para uma boa formação do feto.

Em um cenário ideal, os cuidados devem sempre iniciar antes mesmo da decisão de engravidar. Administração de suplementos como ácido fólico, alimentação balanceada, imunização da mãe contra doenças que possam comprometer a formação do feto, como a rubéola e a hepatite. São passos iniciais a serem tomados por qualquer mãe.

Cuidados na gravidez e o pré-natal

Um pré-natal bem feito é fundamental para acompanhar a saúde do bebê. Portanto, assim que descobrir que está gravida, escolha seu médico e marque sua primeira consulta. Caso tenha dúvidas em sua escolha, lembre-se, você tem amigas, parentes que já passaram por esse situação. Portanto peça conselhos, não tenha vergonha, isso é extremamente normal.

Seu médico vai lhe acompanhar durante toda a gravidez, realizando diversos tipos de exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.

De modo geral os médicos solicitam exames afim de saber se há presença de diabetes; determinar o grupo sanguíneo; fator RH; detectar rubéola; detectar a presença do vírus da hepatite B; detectar a sífilis; ultrassonografias e entre outros exames, que visam detectar a saúde da mãe e fatores que podem comprometer o bebê no nascimento.

A alimentação na gestação

Muito pelo contrário que muitas pessoas dizem, você não precisa comer em dobro só porque está grávida. Nessa hora é importante fazer uma alimentação saudável e equilibrada.

Nessa fase é muito comum que as mulheres tenham algumas mudanças em seu apetite, no entanto é importante para a gestante fazer várias refeições ao dia. Dessa forma as náuseas e vômitos, sintomas comuns no início da gravidez, podem ser minimizados. Caso tenha dificuldades em balancear sua alimentação, ou seja, ter um bom café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. É recomendável que busque ajuda de um nutricionista.

Tenha sempre como ideal uma dieta que inclua proteínas (peixe, carne, ovos, frango e castanhas), carboidratos, fibras, laticínios, verduras, legumes e frutas.

Nessa fase é recomendável evitar alguns alimentos, pois eles podem representar risco ao bebê se estiverem contaminados. Alimentos como carnes cruas, legumes mal lavados e alguns tipos de queijo (brie, camembert, roquefort, gorgonzola). Caso opte por carne de porco, lembre-se que ela deve estar bem passada.

Exercícios físicos e a gestação

De forma geral os exercícios físicos ajudam na formação muscular do corpo, assim lhe provendo mais resistência para suportar o peso extra da gravidez.

Os exercícios também contribuirão para que você fique em forma após o nascimento do bebê. As atividades físicas só lhe trarão benefícios, que incluem a diminuição de possíveis desconfortos físicos durante a gravidez e também no melhoramento do humor com a liberação da serotonina.

No entendo algumas mulheres precisam de cuidados na hora de fazer exercícios. Procure conversar com seu médico antes de começar a se exercitar. Tudo vai depender de seu condicionamento antes da gravidez. Em alguns casos a pessoa poderá continuar a fazer exercícios de alto impacto, mas de forma geral é recomendado que a gestante faça atividades de baixo impacto, como: hidroginástica, caminhadas, ioga, bicicleta ergométrica, pilates e natação.

Esse é um momento muito especial para vida da mulher, portanto, redobrar os cuidados nunca é de mais. Espero que tenham uma boa gestão.

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