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Insônia: Dicas Para lhe Ajudar a Voltar A Dormir a Noite Toda

A insônia é um distúrbio do sono que dificulta a capacidade da pessoa conseguir dormir. Quem sofre da falta de sono causada pela insônia sofre de diversas formas, pois já iniciam o dia cansados. Desencadeando mudanças no humor e na indisposição, causando uma exacerbada queda na qualidade de vida.

As causas da insônia

As causas da insônia

  • Fatores como a ansiedade: Pessoas com alto grau de ansiedade podem apresentar quadros de insônia;
  • Depressão: Pessoas que sofrem de depressão podem manifestar quadros de insônia;
  • Estresse: Incertezas, preocupações com os mais diferentes temas podem desencadear episódios de insônia;
  • Fatores fisiológicos: Necessidades frequente de urinar durante a noite pode levar à insônia;
  • Doenças: Dores ou doenças podem desencadear episódios de insônia;
  • Medicamentos: Medicamentos como antidepressivos, antialérgicos, estimulantes e corticosteroides podem interferir na regularidade do sono, causando quadros de insônia;
  • Alimentação: O consumo de alguns alimentos antes de dormir pode prejudicar o sono;
  • Outros fatores: O uso de nicotina, álcool, café, chás, refrigerantes, energéticos pode, eventualmente, levar a quadros de insônia.

Insônia, falta de sono? Vamos ensinar como tentar vencer esse mal

Insônia, falta de sono? Vamos ensinar como tentar vencer esse mal

Às vezes é difícil saber como começa, ou porque começou, mas todos nos acabamos uma hora sendo vítimas da insônia.

Ter aquela sensação de cansaço e ao mesmo tempo da falta de sono, traz angústias a nossa vida.

Essa situação pode se manifestar esporadicamente quando estamos com assuntos pendentes e preocupações na cabeça, mas existem situações que a insônia pode ser crônica. Porém conviver com a insônia por muito tempo pode modificar sua vida para pior.

Mas não pense que está sozinho, muitos sofrem desse mal, mas saiba, é possível em alguns casos vencer a insônia ou até mesmo acabar com ela.

Pensando em melhores noites de sono, vamos tentar lhe ajudar a vencer a falta de sono.

Reunimos aqui algumas dicas afim de melhorar sua noite de sono.

1. Adote bons hábitos para vencer a insônia

Adote bons hábitos para vencer a insônia

Adotar bons hábitos de sono é extremamente aconselhável a quem sofre de insônia e está disposto a vencer esse mal. Para isso é recomendado que:

  • Procure deitar-se e levantar-se nos mesmos horários todos os dias, inclusive aos fins de semana, isso vai condicionar seu corpo;
  • Procure fazer refeições leves a partir das 18 h, não ingerindo alimentos estimulantes como café ou chá verde;
  • Tente praticar atividades que aliviam o estresse poucas horas antes de dormir, como correr entre outros exercícios;
  • Procure tirar da tomada os aparelhos eletrônicos de sua casa antes de se deitar, algumas ondas de luz dificultam a liberação do hormônio do sono;
  • Transforma sua cama em um ninho, apenas a use para dormir, esqueça da TV no quarto ou de utilizar aparelhos eletrônicos na cama como notebook e celular;
  • Opte por um colchão e travesseiro que não provoque dores no pescoço nem nas costas. Vista um pijama confortável.

2. Condicione o cérebro e o corpo pra vencer a insônia

Condicione o cérebro e o corpo pra vencer a insônia

  • Quatro horas antes de ir deitar-se, comece a esquecer dos problemas que não foram resolvidos e também dos que foram discutidos durante o dia;
  • Três horas antes de dormir tente praticar um pouco exercício, mas evite exercícios físicos intensos.
  • Duas horas antes de dormir você pode consumir um pouco de carboidrato, pois ele estimula a produção de serotonina, hormônio que dá satisfação e ajuda a preparar o organismo para o sono. Mas atenção, nada de ir dormir com a barriga cheia, ou ingerir alimentos que vão lhe estimular;
  • Quanto já estiver pronto para dormir tome um banho morno, isso ira relaxar seu corpo;

Na madrugada depois deitado, caso não consiga dormir em aproximadamente 40 minutos, saia da cama, faça algo relaxante como ver TV ou ler um livro. Assim você não fará que o processo de dormir se torne algo desgastante. Quando isso acontecer só volte ao quarto se estiver realmente com sono.

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