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Intestino Preso: Dicas Para Acabar Com a Constipação

Ter intestino preso é uma grande chateação para nós mulheres. Mas saiba, com pequenas mudanças no estilo de vida é possível minimizar esse incomodo.

Algumas pesquisas indicam que aproximadamente 30% dos brasileiros tem o intestino preso. Essa condição é conhecida pelos médicos como constipação intestinal ou prisão de ventre. Pode aferar os homens, porém costuma ser mais comum em nós mulheres. Geralmente se manifesta pela combinação de alguns fatores, que podem ir desde o estresse, sedentarismo, baixa ingestão de líquidos, fibras, gravidez, depressão ou ter uma má alimentação.

O intestino preso pode ser caracterizado quando a pessoa evacua menos de três vezes na semana. Quando chega a esse ponto ir ao banheiro costuma causar dor e desconforto, e geralmente sempre que consegue fazer as necessidades, nota-se um endurecimento do bolo fecal, também fica na sensação de que não evacuou por completo.

Algumas pessoas tentam tratar esse problema usando indiscriminadamente de laxantes, porém essa não é a melhor alternativa. As pessoas com intestino preso devem promover uma mudança de hábito em sua vida, melhorando sua alimentação e cuidando da saúde dos corpo.

Mudanças de Hábito Ajudam Com o Intestino Preso

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Resolver o problema do intestino preso é possível com algumas mudanças. Isso ajudará a recuperar a regularidade intestinal e estimular o funcionamento correto do intestino.

Os principais alimentos a se consumir nessa hora são os ricos em fibras em conjunto da água, pois eles ajudam na formação da massa fecal. Segue abaixo algumas dicas:

  • Água: Como já foi dito a água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela contribui na formação mais pastosa da massa fecal, além de ajudar no transporte de toxinas para fora do corpo. É necessário beber no mínimo dois litros de água por dia, mesmo se não sentir sede.
  • Legumes: Além de serem livres de colesterol, as leguminosas são ricas em fibras e proporcionam um bom funcionamento do intestino.
  • Frutas secas: As frutas secas são em sua maioria ricas em fibras, muito úteis na ajuda da prisão de ventre. Algumas são ricas em cálcio e possuem óleos naturais que ajudam no trânsito intestinal.
  • Linhaça: Já há algum tempo a linhaça é conhecida como um remédio natural contra a prisão de ventre. É recomendado consumir uma vez por dia duas colheres de sopa de sementes de linhaça inteiras. As sementes devem ser acompanhadas junto de algum tipo de liquido, pois essa reação ajuda na mucilagem, e funciona como emoliente nas paredes intestinais.
  • Ameixas: As ameixas secas são um laxante natural. Ajudam na constipação e regulam o colesterol, também são ricas em vitamina A e potássio.
  • Atividade Física: Além de ingerir alimentos ricos em fibras e beber bastante água, os exercícios são importantíssimos na reversão do intestino preso. A atividade física estimula naturalmente os movimentos intestinais, liberando a tensão e melhorando a qualidade de vida.
  • Dieta do intestino funcional: Faça um dieta especifica afim de ajudar na prisão de ventre. Saiba mais clicando aqui

Muitos são os alimentos que ajudam na prisão de ventre, vamos citar alguns: Frutas como mamão, laranja com bagaço e abacaxi; O feijão preto, soja, grão-de-bico e arroz integral; As verduras e legumes como brócolis, berinjela, abóbora, milho cozido, couve e espinafre; A aveia, pipoca e nozes. Caso queira, você pode adquirir o livro que trás diversas receitas clicando aqui

Uma outra dica é fazer uma massagem abdominal afim de estimular os movimentos intestinais. Comece sempre de manobras leves e vá aumentando a intensidade aos poucos. Repita a massagem mais quatro vezes ao longo do dia.

O Que Evitar de Fazer Quando se Tem o Intestino Preso

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A primeira coisa a ser feita quando se sofre com o intestino preso, é evitar ao máximo o consumo de alimentos pobres em fibras, pois eles podem deixar o trânsito intestinal mais lento.

Por praticidade, geralmente, optamos por dieta baseada em alimentos industrializados. Esses alimentos passam por um processo mecânico ou químico, o qual remove as fibras dos alimentos. Além de remover as fibras, afim de aumentar a validade, são introduzidos nesses alimentos aditivos químicos, que por sua vez colaboram para a prisão de ventre.

Sabendo disso é importante diminuir ao máximo a ingestão de embutidos, laticínios, enlatados, salgadinhos, bolachas, alimentos congelados e cereais refinados. Reduza também o consumo de alimentos processados, incluindo a batata inglesa, farinha branca, chocolate, arroz branco,  fécula de batata, goiaba, caju, maçã sem casca, chuchu, biscoito salgado e chás preto e mate.

Além do que foi dito acima, é extremamente recomendado que evite ao máximo o sedentarismo. Faça caminhadas, corridas e exercícios aeróbicos. O sedentarismo além de contribuir para um intestino preso, pode ocasionar outras doenças como hemorroidas e fissuras anais.

Faça Uma Dieta Funcional

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Uma dieta funcional consiste em comer na hora certa os alimentos corretos. Essa dieta ajuda no transito intestinal, além de evitar doenças graves como o câncer. Qualquer pessoa pode começar a se e beneficiar de uma dieta funcional. A mudança de hábitos ajuda a manter o intestino sempre em ordem.

Um guia foi desenvolvido e oferece todas as opções de refeições e alimentos que auxiliam no bom funcionamento intestinal. Quer saber mais sobre como fazer essa dieta? Basta clicar aqui

 

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